Os fitoterápicos fazem parte do gosto do povo brasileiro faz tempo, você usa algum? Dês dos tempos da vovó os chás são usados para tratar algumas doenças e hoje a medicina vem reconhecendo que é uma boa opção.
Primeiro vale ressaltar, jamais deixe de tomar um remédio receitado pelo médico para tomar qualquer outro semelhante sem antes consulta-lo, alguns médicos aderiram aos remédios naturais, chamados fitoterápicos, apesar de outros não acreditarem em seus benefícios.
A fitoterapia é uma saída para quem quer ter menos efeitos colaterais no tratamento ou prevenção de males, o melhor exemplo de reconhecimento da fitoterapia e o Tamiflu, remédio para a gripe H1n1 que tem cerca de 70 % da composição de Anis estrelado.
No Brasil pouquíssimos médicos receitam remédios fitoterápicos por falta de estudos que comprovem sua efetividade.
A fitoterapia vem ganhando espaço na área de emagrecimento no tratamento de ansiedade, depressão, colesterol, diabetes, entre outras.
Mas é preciso ficar atento, algumas pessoas que sofrem de doenças pré existentes tem que estar bem informado a respeito do produto que está usando, pois alguns mesmo sendo naturais pode acabar agravando certas doenças, por exemplo para quem é hipertenso produtos estimulantes como o cipó mil-homens, ginseng, guaraná… não são indicados pelo risco de elevar a pressão arterial.
A cosmética também vem usufruindo dos benefícios dos produtos naturais, a maioria dos produtos relacionados a cabelos são a base de plantas, antigamente quando não tinha nem metade dos que existe hoje já usava-se, camomila para deixar o cabelo mais claro ou então o chá de guanxuma para crescer, escurecer e diminuir a queda de cabelo.
A intenção dos estudiosos em plantas, sementes e tudo que provém da terra, ainda posso citar frutas e folhas, estão empenhados para descobrir cada vez mais benefício ao organismo humano, sem tantos efeitos colaterais como os fabricados em laboratórios químicos.